As artes gráficas avançaram tanto que já possível criar imagens e “fotografias” de coisas que nunca existiram realmente. Mas se pensa que isto só acontece no cinema, é hora de abrir os olhos: quantas das imagens que vê em websites de venda de casas são reais? Quantas projecções de móveis e cozinhas viu geradas em computador? Quantas fotos absolutamente perfeitas viu de destinos de férias paradisíacos? Pois é. Tudo graças à animação gráfica e aos desenhos 3D.
Talvez no seu ramo de actividade não se justifique ter um profissional de animação gráfica a trabalhar full-time, mas é bom poder contar com freelancers de referência caso venha a ser necessário. Afinal, a possibilidade de fazer desenhos 3D é um excelente argumento de venda: pode mostrar ao cliente exactamente como será o producto final. Isto ajuda a que o cliente possa imaginar o produto em sua casa e perceber como vai ficar: as imagens falam por si e convencem até os clientes com menos imaginação.
Se trabalha com produtos personalizáveis, com diferentes tipos de material ou de acabamentos, então contar com profissionais de animação gráfica deve fazer parte dos seus planos para o futuro próximo. Esta é uma área em que as tecnologias 3D podem ser uma ferramenta de marketing e de vendas poderosíssima. Apesar de não ser um serviço propriamente barato, é um investimento que pode fazer pontualmente - verá que terá retorno e (ainda) é uma forma de se diferenciar da concorrência.
Caso o seu orçamento para simulações 3D e animação gráfica não seja muito alto, procure falar com freelancers e não com agências de design gráfico. Geralmente é mais barato falar directamente com os profissionais e a melhor via que tem para chegar a eles é a Internet. Na Fixando, por exemplo, encontra especialistas em animação gráfica em Lisboa, mas pode ajustar a sua pesquisa a qualquer local do país. Quando não for necessária a sua presença nas instalações, o profissional pode até trabalhar à distância.